ORIENTAÇÕES PARA SUA SÁUDE BUCAL
Além da importância da manutenção, limpeza, aplicação de flúor e do tratamento de problemas que surgem em algum momento, a prevenção consegue minimizar os danos fazendo com que o paciente se recupere mais rápido dos tratamentos odontológicos necessários.
Com prevenção também se previne o câncer bucal que, como outro qualquer, deve ser verificado periodicamente. A maioria dos problemas relacionados aos dentes podem ser evitados com escovação adequada, uso do fio dental e consultas regulares no dentista.
A prevenção está na correta higienização dos dentes, boa alimentação, cuidado com açúcar e alimentos ácidos e no acompanhamento profissional pelo dentista. Assim os cuidados dos dentes e gengivas serão intensos e será conservada a saúde e o bem estar do paciente.
Escolha da Escova
Causas
A hipersensibilidade dentinária é desenvolvida devido a quatro fatores principais:
Caries
Tratamento
Recomendado
Profilaxia
Exame completo
A rotina
Uso obrigatório
A importância
Técnicas corretas
Simples e Eficaz
A escovação deve ser feita, idealmente, em um local de boa iluminação e na frente do espelho, pelo menos no período de aprendizagem da técnica correta. Com o tempo, você assimilará a técnica e conhecerá melhor os seus dentes, podendo dispensar o espelho e retomar seu hábito. Sempre com pouquíssima pasta, ou até mesmo sem pasta de dente.
A técnica 2 X 2 X 2 é uma maneira simples de manter seus dentes sempre saudáveis.
Importante
Dentes Superiores e Inferiores
Escovação da Língua
DOENÇA DA NOSSA GERAÇÃO?
MAL DO SÉCULO?
Texto escrito pelo Dr. Chady Esber, CRO/PR 23.439
Especialista em Prótese Dentária da NEO
O desgaste precoce dos dentes é a marca da doença bucal na nossa geração.
Em 2.020 vivemos um ano atípico com a epidemia do COVID-19 que serviu, entre tantas outras coisas, para escancarar, ainda mais, que a doença bucal NÃO CARIOSA está batendo recordes nos pacientes e acometendo pessoas cada vez mais jovens.
70% da população sofre de ansiedade e estresse psicológico, vivemos na era dos angustiados, estressados e anciosos, levando a um dos efeitos disso: o APERTAMENTO DENTAL / BRUXISMO, cada vez mais as pessoas estão apertando e/ou rangendo os dentes, seja dormindo, seja na academia ou durante todo o dia no trabalho, e esse ranger de um dente contra o outro SEM PROTEÇÃO nos leva a uma série de problemas como: tensão e desgaste acelerado dos dentes, trincas e fraturas de restaurações, além de sobrecarga da musculatura e da articulação.
Não bastasse os transtornos psicológicos se tornarem mais comuns, vivemos numa era de mudanças de hábitos na alimentação, seja por modismo ou pela busca de corpo ideal, e quanto mais ultra saudável é a dieta mais ácida ela tende a ser. Contudo o nosso dente é uma estrutura mineral e o EXCESSO na ingestão de alimentos e produtos com alto índice de acidez como ácido gástrico(refluxo, gastrite, bulimia), frutas cítricas, refrigerantes, bebidas esportivas, vulnerabilizam o esmalte do dente, tornando-o mais suscetível ao desgaste corrosivo.
As consequências bucais do "estilo de vida atual" são que os dentes podem sofrer desgaste mais acentuado, seja ele de maneira mecânico (bruxismo eapertamento) e/ou químico (corrosão ácida).
Por isso as consultas regulares com um cirurgião dentista especializado são fundamentais para detectar os sinais precocemente e orientar o tratamento adequado com uma equipe multidisciplinar que pode envolver: nutricionista, psicólogo, psiquiatra, gastroenterologista.
Pedir para o seu dentista confeccionar uma placa protetora sob medida para você usar para dormir e em momentos que desencadeiam tensão entre os dentes (durante exercícios físicos, por exemplo);
Fazer bocheho com água imediatamente e aguardar 30 minutos para escovar os dentes;
Evitar bebidas ácidas e doces antes de dormir, durante a sono os efeitos protetores da saliva estão reduzidos;
Usar pastas de dente com baixa abrasividade, escovas com cerdas extra macias + força leve e fio dental entre os dentes;
Levar uma vida mais leve e equilibrada, fazer exercícios físicos regularmente, controlar a dieta.
Os efeitos citados acima são apenas alguns dos inúmeros problemas causados pelo estresse emocional.
Será um prazer poder esclarecer suas dúvidas.
Preencha seus dados no formulário ao lado e aguarde a reposta dos nossos especialistas em seu e-mail cadastrado.
Segunda a Sexta | 08:00 - 19:00 |
---|---|
Sábados, Domingos e Feriados | Fechado |